Ataques de Mão – As armas do Karatê

Atenção especial deve ser dada aos principiantes, é o fechamento da mão. Geralmente eles apenas a fecham sem estarem contraídas devidamente, ou costumam fechar a mão segurando o polegar dentro, o que irá causar a quebra, luxação ou entorse do mesmo em caso de contato, principalmente se for para bloquear algum golpe forte como um geri (chute).
Como fechar a mão:

  •       Estenda os dedos e alinhe o dedo indicador, o dedo médio, o anelar e o mínimo.

  •       Dobre os quatro dedos para dentro, começando com o dedo mínimo, seguido por cada dedo.

  •       Dobre os dedos para dentro até as pontas de eles tocarem na sua base.

  •       Continue dobrando os quatro dedos para dentro, com muita firmeza na palma.

  •       Dobre o polegar para baixo para que ele pressione firmemente os dedos indicadores e médios. Pressione o polegar e o dedo mínimo firmemente entre os outros para formar um punho forte

ataques de mao 1

SEIKEN (Punho frontal)

É o mais comumente usado em Karate, e a prática frequente garante a forma correta. No SEKEN as primeiras juntas dos dedos indicadores e médios são usadas para atingir o alvo. O punho é mantido em linha reta de modo que o dorso da mão e a parte do pulso tracem uma linha reta, permitindo que toda a energia de um soco se concentre na frente do punho no local das duas primeiras juntas. O pulso deve ser mantido rígido e reto em todos os momentos, um punho dobrado pode resultar em ferimentos quando o soco for dado.

ataques de mao 2

URAKEN (Punho invertido)

Formado da mesma maneira que o Seiken pode ser usado para ataques ao rosto e á lateral do corpo. O dorso da mão, em torno das primeiras juntas dos dedos indicadores e médios, é usado para atingir o alvo. Para dar um potente soco URAKEN o braço é usado como um chicote, fazendo uma pressão na altura do cotovelo. Sem a pressão do cotovelo, o soco URAKEN perde a sua eficácia.

ataques de mao 3

TETTSUI (Punho fechado)

Também formado da mesma maneira que o seiken, o TETTSUI pode ser usado para golpes na cabeça e no corpo. A base do soco é usada para acertar o alvo e, como o uraken, a sua eficácia depende da mobilidade do cotovelo.

ataques de mao 4

IPPON-KEN (punho com uma junta do dedo)

O IPPON-KEN é parecido com o seiken, exceto que a segunda junta do dedo indicador se sobressai, com o dedo indicador dobrado firmemente imprensando entre a polpa do polegar e o dedo médio. A junta saliente do dedo indicador é usada para atacar os pontos vulneráveis, como a ponte nasal e a área abaixo do nariz, tornando i IPPON-KEN uma arma muito eficaz.

ataques de mao 5

NAKADAKA IPPON-KEN (Punho de uma junta do dedo médio)

É formado de mesma maneira que o seiken, exceto que a primeira articulação conjunta do dedo médio se sobressai. A junta saliente é utilizada para atingir o alvo da mesma forma que o ippon-ken

ataques de mao 6

HIRAKEN (Punho frontal com a junta)

Forma-se o HIRAKEN dobrando o indicador, o médio, o anular e o mínimo de modo que as pontas dos dedos tocam a borda da palma atrás das primeiras articulações. A polpa do polegar é pressionada contra a lateral do dedo indicador. O HIRAKEN pode ser usado em ataques a pontos vulneráveis, tais como a área abaixo do nariz.

ataques de mao 7

NUKITE (Mão em ponta de lança)

Enquanto o termo NUKITE é normalmente usado para se referir ao SHIHON (quatro dedos) NUKITE, existem outros tipos de NUKITE como: Nihon (NUKITE com dois dedos) e ippon (NUKITE com um dedo). Uma vez que as pontas dos dedos são usadas para atingir o alvo, elas estão sujeitas a uma quantidade enorme de stress. Para evitar torções e outros acidentes possíveis, é recomendado fortalecer regularmente os dedos com uma bola de tênis ou fazer flexão usando ao invés da palma, os dedos, e com a evolução poderia alternar os dedos usando três ou até dois dedos com o tempo.

ataques de mao 8

NIHON-NUKITE (Mão em ponta de lança com dois dedos)

No NIHON-NUKITE, que pode ser usado para ataques visando os olhos e o nariz, o indicador e o médio ficam estendidos e levemente curvados.

ataques de mao 9

IPPON-NUKITE (Mão em ponta de lança com um dedo)

Para formar o IPPON-NUKITE o dedo indicador fica estendido e levemente curvado, enquanto o médio, indicador e o mínimo ficam fortemente dobrados para trás como o hiraken. O dedo indicador fica firmemente prensado entre o polegar e o dedo médio. O IPPON-NUKITE pode ser usado para ataques dirigidos a pontos vulneráveis como os olhos e outros pontos vitais.

ataques de mao 10

HAISHU (Costas da mão)

O HAISHU é usado mais para defesa, onde a área de contato é as costas da mão.ataques de mao 11

SHUTÔ (Faca da mão)

No SHUTÔ  a borda externa da mão abaixo do dedo mínimo é utilizada como uma espada para bloquear ou atacar. O indicador, o médio, o anular e os mínimos ficam alinhados e estendidos enquanto o polegar fica bem apertado contra a borda da mão.

ataques de mao 12

HAITÔ (Aresta da mão)

No HAITÔ a borda da mão em torno da primeira articulação do dedo indicador é utilizada como uma espada para bloquear ou atacar. Comparando com o shutô, o polegar fica mais puxado para dentro em direção á palma da mão.

ataques de mao 13

SEIRYÛTÔ (Mão de mandíbula de boi)

No SIRYÛTÔ a borda da mão externa da mão perto do punho atinge o alvo. O punho é dobrado para trás conforme a borda inferior da mão é impulsionada para fora para defesa ou ataque.

ataques de mao 14

TEISHÔ (Base da palma)

Forma-se o TEISHÔ curvando o punho ara cima e empurrando o cutelo da mão para frente. O cutelo é empurrado para frente bruscamente para ataques ao queixo ou qualquer outra parte, assim como para bloqueio.

ataques de mao 15

KEITÔ (Defesa com a mão em crista de galo)

No KEITÔ a base e a primeira junta do polegar são usadas para golpear visando à axila ou o braço que dá o soco. A mão fica dobrada ao pulso de modo que a base do polegar fique em consonância com a parte de cima do antebraço.

ataques de mao 16

YOKOKEN (Punho lateral)

No YOKOKEN, formado da mesma maneira que o ippon-ken, a segunda junta do polegar é usada para atingir o alvo. É eficaz em ataques direcionados a esses pontos vulneráveis, como a traqueia.

ataques de mao 17

KAKUTÔ (Pulso dobrado)

No KAKUTÔ o punho é dobrado para baixo e a parte superior do pulso é usada para atingir o alvo. O KAKUTÔ é altamente eficaz em ataques ao queixo.

ataques de mao 18

WASHIDE (Mão de águia)

No WASHIDE as pontas dos cinco dedos ficam comprimidas para formar um ponto, de aparência semelhante a um bico de pássaro, usadas para ataques a pontos vulneráveis, tais como a garganta e a traqueia. Sendo um ataque eficaz, devem ser tomados os cuidados para evitar torção nos dedos e outras lesões.

ataques de mao 19

KUMADE (Mão de urso)

No KUMADE, formado ao dobrar os dedos e o polegar, assim as pontas dos dedos apenas tocam a borda da palma, a palma é utilizada para atingir o alvo. A palma é empurrada para fora bruscamente, fazendo do KUMADDE uma arma eficaz para ataques á face. 

ataques de mao 20

UDE (Braço)

A maioria das técnicas básicas de bloqueio empregadas no Karatê é realizada com os braços. O antebraço, que pode ser usado quase por inteiro para bloqueio, é dividido em quatro regiões de base longitudinal:

UCHI-UDE – braço interno, o lado do polegar do antebraço.

ataques de mao 21

SOTO-UDE – braço exterior, o lado do dedo mínimo do antebraço.

HAIWAN – braço para trás,  a superfície posterior do antebraço ligado ao dorso da mão.

FUKUWAN – barriga do braço, a superfície anterior do antebraço que se liga á palma.

ataques de mao 22

EMPI (Cotovelo)

Ao enfrentar um adversário de perto, o cotovelo pode ser usado como uma arma eficaz para ataques ao rosto, queixo, plexo solar e lateral do corpo. Também é adequado o uso do cotovelo em aplicações de autodefesa

ataques de mao 23

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s