As Bases do Karatê são os pontos fundamentais para o karateca desenvolver suas técnicas de ataque e de defesa. A base traz equilíbrio e estabilidade para os golpes.
Falamos DACHI (posições) quando queremos nos referir à parte dos quadris e pernas, ou seja, a parte inferior do corpo, cada postura foi concebida para um objetivo específico.
Hangetsu-Dachi (postura de meia lua) é útil tanto para defesa quanto para o ataque, mas tende ser mais apropriado para a defesa, o hangetsu kata (exercício formal da meia lua transmite uma sensação rítmica).
Heisoku-Dachi ( postura informal de atenção) mantenha os pés paralelos e tocando-se , joelhos retos e relaxados.
Kiba-Dachi ( postura do cavaleiro) para executar apropriadamente , flexione os joelhos e mantenha o tronco perpendicular ao solo e fique voltado diretamente à frente, essa postura da a impressão de um homem montado em um cavalo.
Zenkutsu-Dachi ( postura avançada) aponte o pé da frente ligeiramente para dentro, vire o pé de trás para a frente o máximo possível, de modo que ambos os pés apontem aproximadamente na mesma direção, coloque o joelho da perna da frente numa posição tal , que uma linha vertical projetada do seu centro caia exatamente junto à bolsa interna do pé.
Kokutsu-Dachi ( postura recuada) mantenha os quadris baixos, dobre o joelho da perna de trás adequadamente e estenda aperna anterior para frente, esta postura é vigorosa para trás e muito útil ao bloquear, é uma posição ideal a assumir para bloquear um ataque que venha de frente e então , mudando para a postura avançada, desferir um contra-ataque imediato.
Musubi-Dachi ( postura informal de atenção, pés para fora) esta postura é em tudo semelhante ao heisoku-dachi, menos na posição dos pés , que apontam para fora em ângulos de 45º , calcanhares unidos.
Nekoachi-Dachi (postura do gato) favorece a relação tensão/flexão das articulações, devido ao fato de o lutador permanecer numa forma em que parece um felino, pronto para uma ação. E, posto que o peso do praticante apresenta-se pouco mais concentrado na perna traseira, estas podem rapidamente mover-se.
Santin-Dachi -O um pé avança somente até a distância de outro pé mas o pé avançado aponta para dentro e os joelhos ficam flexionados para dentro e os pés pressionam firme o chão o tronco fica ereto e os quadris contraem. Contrai também a musculatura das coxas e nádegas, no fito de travar o tanden esta postura proporciona excelente solidez para a execução de técnicas defensivas e evasivas, que devem ser realizadas controle da respiração ,cuja finalidade é o correto trabalho da energia .
Uchi Hachiji Dachi– é composta desde a base hachiji dachi, mas invertendo-se as posições dos pés para dentro, isto é, o vértice do ângulo muda do calcanhar para a ponta dos pés.
Hachiji Dachi – é formada numa postura bastante natural, com pernas eretas e paralelas à distância dos ombros e os pés abertos em aproximadamente 45º
Renoji- Dachi – é feita com apoio maior do corpo no pé traseiro, que fica posicionado num ângulo de 90º em relação ao dianteiro. A distância entre os pés é a largura dos ombros, ficando o pé frontal apontado diretamente para frente. Caso seja necessário recuar, o pé dianteiro tem possibilidade de fazê-lo, tocando-se os calcanhares. O nome da base vem da forma do caractere kanji レ.